-->

24/12/2011

Armadura Nórdicas - Mitos e Fatos

Olá. Bom, em meu primeiro post sobre a cultura nórdica, falarei sobre as verdades e os mitos sobre o equipamento bélico dos escandinavos.
Antes de mais nada, gostaria de deixar algumas coisas um pouco mais claras: o termo "nórdico" não é equivalente ao termo "viking". Viking, na língua nórdica, seria o equivalente a "pirata" em português. De fato, ser viking era o equivalente a ter um emprego de verão. Isto posto, prossigamos.

Um exemplo do verdadeiro elmo nórdico

Comecemos por dividir os guerreiros em duas falanges: os guerreiros "comuns" (se é que podemos dizer que um guerreiro nórdico era comum, rs) e os berserkers. A seguir, falaremos dos guerreiros "comuns".

Ao contrário do que muitos pensam, os nórdicos não utilizavam elmos com cornos, como se mostra em óperas e em cinemas. Por quê? Ora, muito simples! Para começar, o peso do elmo era mal-dsitribuído na cabeça, o que atrapalhava o movimento do guerreiro. Além disso, o outro guerreiro poderia eventualmente atingir os cornos do elmo, o que não seria nada bom, pois poderia derrubá-lo da cabeça do guerreiro nórdico. Digamos que eu, Klaus, não gostaria nem um pouquinho de estar em plena batalha com a cabeça desprotegida.

Quanto ao peitoral, era comum que os nórdicos usassem um camisão de couro, por vezes protegido por peitorais metálicos. Cotas de malha não eram muito comuns, pois apenas os nórdicos mais abastados conseguiam bancá-la.

Os escudos eram feitos de madeira, as vezes com um pouco de metal envolvido. Tipicamente, engravava-se a runa do deus da guerra, Tyr, nos escudos e nos punhos das armas.

Runa do deus Tyr, Teiwaz

Quanto às armas, os nórdicos se utilizavam de vários armamentos, como arcos, lanças, dardos, suas armas preferidas eram a espada longa e o machado de guerra. As vantagens do machado eram óbvias. Era uma arma incomum e avassaladora. O segredo do machado, no entanto, não estava na força com que se brandia, e sim na destreza utilizada no seu manejo. Nada podia resistir a isso.

Falemos agora dos berserkers. Devotos do deus supremo dos nórdicos, Odin, eram os guerreiros mais temidos do exército nórdico. Lutavam, em geral, nus (ou com uma pele de urso por cima dos ombros). Dizia-se que eles lutavam com fúria no olhar, um prazer cruel no sangue dos inimigos. Não sentiam dor, ou frio, ou medo. E eram imparáveis, implacáveis. Os estudiosos supõe que os berserkers lutavam embriagados, ou em um auto-hipnotismo. Também há a teoria de possessão espiritual. Mas não falemos disso agora - pode vir a ser um excelente tema para um próximo post.
Fontes: 
http://povoviking.blogspot.com/2008/02/fatos-e-lendas-sobre-os-berserkers.html
http://povoviking.blogspot.com/2010/09/armas-e-navios-vikings.html

Obrigado, e espero que tenham gostado ^^


3 comentários:

  1. Esse blog é muito bom!! Mesmo as pessoas não deixando comentários eu espero que vcs continuem com esse excelente trabalho.. Pois qualquer individuo que esteja a favor da divulgação de cultura e conhecimento, ele está acrescentando em nosso planeta, onde pessoas como vocês, colaboradores desse blog, são cada vez mais raros. Portanto queria parabenizar pelo trabalho que tem feito e saibam que todos os dias eu visito aqui e sempre espero por novas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio, Leonardo! Logo mais, teremos mais posts! Se quiser sugerir algum tema, por favor, o faça - idéias são sempre bem vindas, afinal!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post e blog, continue com o ótimo trabalho

    ResponderExcluir