
Saudações leitores! Hoje venho trazendo novidades sobre minha produção de hidromel.
Nessa safra estou testando uma cepa de Saccharomyces cerevisae, a LALVIN D47, estou obtendo resultados bem satisfatórios no quesito fermentação, afinal a D47 é uma cepa de “baixa fermentação”, que no final da fermentação se os sedimentos depositam-se totalmente na base do fermentador, tornando assim muito mais fácil a tarefa de separar o hidromel dos sedimentos (uma lama de aspecto nojento resultante do final da fermentação ^^).
A D47 tem uma ótima temperatura de fermentação (15 ° C - 20 ° C), uma boa tolerância ao álcool (14%) e uma baixa produção de H2SO4 (ácido sulfúrico), quesito importantíssimo e que se deve levar em conta na hora de se adquirir uma boa levedura, pois alem de deixar o resultado final da sua produção com um gosto muito amargo o alto teor de H2SO4 pode lhe trazer graves problemas de saúde.
É uma ótima levedura para se fabricar vinhos brancos, rosados, Chardonnay, vinhos de açúcar residual, e claro, o bom e velho hidromel.
Nutriente e energéticos também são importantíssimos para a boa fermentação da bebida. Como o mel é carente em alguns nutrientes e vitaminas, o uso de nutrientes e energéticos se torna indispensável para suprir essa carência.
O uso de nutrientes garante uma fermentação completa, realça o crescimento da população de leveduras, além de melhorar a sua tolerância ao álcool e cria um hidromel com melhores sabor e aroma.
O sorbato de potássio inibe o crescimento de bolores, leveduras e evitar que a fermentação continue dentro da garrafa. Os efeitos também podem ser melhorados com o uso de metabissulfito de sódio ou de potássio. Sorbato de potássio pode ser útil em vinhos naturais ou sidras nos quais a levedura selvagem ou bactérias podem fermentar de forma imprevisível.
Ácidos cítricos, málico e tartárico são itens importantíssimos para o sabor, a capacidade de armazenamento da bebida fermentada e para que ocorra uma boa fermentação. Os níveis de ácido apropriado inibem o crescimento bacteriano, realçam o sabor, melhoram o envelhecimento e ajudam a estabilizar o ph do mosto.